1ª ANÁLISE DO RESULTADO DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

Resultado-das-Eleições

Como se pode ver, do 1º para o 2º Turno, em números aproximados, o candidato Aécio conquistou mais 16 milhões de votos e a candidata Dilma 11 milhões. Isto dá um total aproximado de 27 milhões de votos.

Evidencia-se, também, crescente descrédito em nosso Sistema “democrático” pelo número de abstenções, passando de 24 milhões na Eleição passada para 30 milhões de eleitores neste Domingo.

Somando-se os 28 milhões de abstenções e os 7 milhões de votos nulos e em branco no 1º Turno aos votos 22 milhões de votos na Marina, teremos ai 57 milhões de eleitores que não queriam nem Dilma nem Aécio.

Portanto, no 2º Turno, desses 57 milhões, 16 milhões se tornaram votos úteis de inocentes úteis para o Aécio e 11 milhões se reverteram em votos úteis de inocentes úteis para Dilma.

Duas conclusões despontam dessas primeiras considerações:

1 – A maioria dos brasileiros (57 milhões) não queria nem Dilma (54 milhões) nem Aécio (51 milhões). Eu, inclusive.

2 – Para construirmos a democracia que queremos precisaremos reorganizar a sociedade brasileira com esses 150 milhões de eleitores, visando a maior eficiência e a sustentabilidade na execução dos projetos nacionais e, isto, só será possível se esses três grupos básicos de 50 milhões de eleitores aprenderem a se respeitar mutuamente.

c.q.d.

Artigos Relacionados:

Publicado na categoria: Blog do Cidadão Independente | Com a tag , , , , | Faça seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Efetue a operação abaixo: *