APARTIDÁRIOS DE MEIA TIGELA

Porcos 2Desculpem amig@s, mas nojo é o que eu tenho sentido neste final de campanha ao acompanhar as manifestações políticas nas redes sociais.

Desde o início das tentativas brasileiras de seguir o exemplo dos povos árabes, dos gregos e espanhóis que detonaram a chamada “Primavera Árabe” em 2011 através de grandes mobilizações populares tramadas e convocadas pelo facebook, nunca vi tantas revelações de mau caráter.

Agora que caiu a cortina ficou bem claro que grande parte dos grupos que mais se destacaram na tentativa de mobilização que se fizeram no Brasil através das redes sociais, os quais tinham como maior atrativo para juntar simpatizantes a jura de que eram apartidários quando, na verdade, como se comprovou agora, eram articulados por soldadinhos do PSDB ou do PT com a missão de pregar o ódio contra o adversário para conquistar mais adeptos e, mais votos domingo próximo.

No caso do PSDB foi muito pior porque o baixo nível das acusações chegou a um ponto em que todos os partidários e simpatizantes do PT – cerca de 50 milhões de brasileiros – foram tratados como bandidos sob a alcunha de “petralhas”, em alusão aos Irmãos Metralha, célebres antagonistas do Tio Patinhas, símbolo do multibilionário avarento nas histórias de Disney o qual, diga-se de passagem, poderia muito bem representar o neoliberalismo econômico.

E como se isso tudo não bastasse para achincalhar a campanha, em velha tática de dissuasão, os PSDBistas enrustidos nas redes sociais ainda acusaram o tempo todo o PT de agir sorrateiramente contra eles nas redes sociais.

Tudo isso já me causou muita náusea!

Agora, na reta final da campanha, quando os institutos de pesquisa apontam para aquilo que era mais provável de acontecer, ou seja, a reeleição do candidato no exercício da presidência, os defensores do Aécio estão sendo levados a atitudes desesperadas que os fazem mergulhar de corpo inteiro na lama para tentar cassar, na última hora, mais um votinho aqui, um votinho ali.

Só nesta última semana antes das eleições, simultaneamente os mega-ricos colocam a venda enormes lotes de ações da Petrobras para forçar a queda do valor de suas ações na bolsa, ao mesmo tempo em que a Veja destaca na capa que Lula e Dilma articularam tudo, ao mesmo tempo em que os Marinho (5ª família mais Tio Patinhas do Planeta) anuncia na sua mídia avassaladora, como se verdade fosse, que o escândalo da Petrobras é o maior da história, ações que conjugadas estão levando os soldadinhos da planície ao delírio.

Não fosse tudo isso apenas parte da verdade junto com algumas mentiras, o que mais me enoja é ver essa gente tentando, obstinadamente, abater a moral dos seus adversários enquanto eles mesmos já demonstraram que não tem a menor moral para fazê-lo. Além do mais, penso que uma campanha pela Presidência da República deveria ser apoiada em propostas e não apenas em propostas gerenciais dos recursos públicos mas, principalmente, em propostas para o futuro do Brasil a médio e longo prazo porque as grandes carências que enfrentamos nas áreas da Saúde, da Educação, do Transporte Público, da Habitação e da Segurança Pública, são questões que só conseguiremos resolver ao longo de 20 ou 30 anos e nunca, jamais, em um mandato ou dois.

Então, num esforço desesperado, muitos falsos apartidários das redes sociais revelam-se partidários pelo Aécio, com a desculpa furada de que estariam apenas defendendo o voto útil no Aécio, que poderia, mas não vai, derrubar a Dilma.

Mas voto útil é uma capitulação ou renúncia daquilo que se acredita possível. Equipara-se ao voto vendido. E hoje, certamente, a maioria destes chamados votos úteis, cooptados junto a inocentes úteis nas redes sociais e fora delas, está direcionada para o Aécio.

Essa politicagem nas redes sociais está sendo uma verdadeira baixaria, mas nós vamos ter que aprender alguma coisa com ela.

Artigos Relacionados:

Publicado na categoria: Blog do Cidadão Independente | Com a tag , , , , | 1 Comentário

Uma resposta a APARTIDÁRIOS DE MEIA TIGELA

  1. Uma verdadeira auto crítica do autor. Lembrou-me da parábola do Mestre Jesus sobre o cisco e a trave no olho. Meus parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Efetue a operação abaixo: *