Ações firmes contra corrupção são cobradas pela oposição

Os tucanos querem que a presidente Dilma haja com mais determinação em relação a anunciada faxina nos órgãos públicos. Olíder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), e o deputado Vanderlei Macris (SP) pedem a realização de audiência para discutir as providências adotadas para combater as denúncias de má administração de recursos.

Ações firmes contra corrupção são cobradas pela oposiçãoOs tucanos querem uma solução para reduzir a corrupção que tomou conta de diversos órgãos do governo federal, como os ministérios dos Transportes, Turismo, Agricultura e Cidades.

O requerimento, apresentado à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, convida o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e a diretora-geral da Polícia Federal, Ana Paula Mantovani Siqueira, para o encontro.

“Nos últimos meses, chegaram ao conhecimento público que dão conta de graves casos de corrupção e desvios de recursos em vários órgãos públicos do governo federal”, afirmam os deputados, para quem o governo tem atuado só para controlar a crise que paralisou a gestão.

O PSDB ressalta as suspeitas envolvendo o Turismo, que possuía pouco recurso quando foi criado, em 2003, pelo ex-presidente Lula. Nasceu com orçamento de R$ 377,7 milhões, mas cresceu em tamanho e prestígio. Chegou a 2010 com uma verba de cerca de R$ 7 bilhões para administrar.

O ministério ganhou destaque com a realização no Brasil da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas em 2016. Na discussão do Orçamento da União para 2011, foi revelado que verbas de convênios firmados pela pasta para patrocinar festas e eventos eram desviadas.

Em outro episódio, o então secretário-executivo do Ministério do Turismo, Frederico Silva da Costa, que tem o cargo mais importante da pasta depois do ministro, foi preso pela Operação Voucher da Polícia Federal. A ação levou à cadeia 35 pessoas. Em nota, a PF afirmou que foram detectados indícios de desvio de dinheiro público em um convênio que previa a qualificação de profissionais de turismo no Amapá.

Fonte: Revista VOTO

Artigos Relacionados:

Publicado na categoria: Notícias | Com a tag , , , , , , , | Faça seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Efetue a operação abaixo: *