Carta aberta do Comitê de Luta Contra a Corrupção em Taboão da Serra

O Comitê de Luta Contra a Corrupção em Taboão da Serra vem a público explicar ao conjunto da população taboanense os motivos pelas quais entramos com Representação pedindo a cassação do prefeito de Taboão da Serra, Evilásio Cavalcante Farias, por Infração Político Administrativa, na última terça-feira, 16/08, junto a Câmara Municipal.

Desde o dia 03 de maio de 2011, quando em plena seção da Câmara Municipal, de forma cinematográfica, foram presos três vereadores e outros tantos funcionários livre nomeados pela fraude nas quitações das dívidas do IPTU, a cidade vem sendo surpreendida quase que todos os dias por uma série de outros escândalos envolvendo vereadores, secretarias e secretários, além de funcionários e correligionários da atual administração.

carta aberta do comite de luta contra a corrupcao em taboao da serra

A investigação que começou com as fraude do IPTU, esparramou-se para o ISS, folha de pagamento dos funcionários, aluguel de carros de forma absolutamente suspeitas, baixas escandalosas das multas de trânsito, entre outras tantas formas utilizadas para desviar o dinheiro público no município.

Todos esses fatos vêm sendo amplamente divulgados pela grande mídia e está a disposição para consulta da população em jornais e na internet.Em um primeiro momento, o prefeito e seu secretário de segurança, foram vistos pela população como paladinos da moralidade. Em link ao vivo no programa de José Luiz Datena, o prefeito foi chamado de herói, corajoso e de exemplo de homem público.

No dia 07 de junho, um dia depois da prisão de mais um vereador e três de seus secretários (apelidado por alguns de núcleo duro do governo), o portal R7 destacava a entrevista concedida por Evilásio com a seguinte manchete: “Prefeito ameaça processar “milhares” por corrupção em Taboão da Serra”. Na mesma matéria, o prefeito afirma que esta fraude teve início na administração anterior (Fernando Fernandes – PSDB) e que ele mesmo havia feito a denúncia.

Quase três meses de investigações levadas a cabo pela polícia civil de Taboão da Serra, demonstraram de forma inequívoca que era remota as chances do atual prefeito Evilásio Farias não tenha tido conhecimento das fraudes que ocorriam sob sua barba.

Segundo o chefe de investigações, Sr. Ivan Jerônimo, Evilásio foi no mínimo omisso. Como nós do Comitê de Luta Contra a Corrupção em Taboão da Serra já dizíamos antes, das três uma: 1. ou Evilásio fazia parte da quadrilha; 2. ou foi omisso e negligente, 3. ou é incompetente. As três possibilidades justificam sua cassação do cargo de prefeito.

Na verdade, o prefeito, por ter foro privilegiado, já está sendo investigado pela CECRIMP (Câmara Especializada em Crimes Praticados por prefeitos), e de acordo com declarações feitas no dia ontem, 22/08, por policiais da Seccional de Taboão da Serra à Comissão Especial de Inquérito, afirmou que “tecnicamente existe a possibilidade de Evilásio ser preso”.

Diante de todos os fatos, só resta uma decisão a ser tomada pela Câmara Municipal de Vereadores de Taboão da Serra, cassar ou cassar o mandado de Evilásio Farias.

Os vereadores, se de fato querem re-estabelecer um mínimo de credibilidade ante a população, deve seguir o exemplo de Campinas, que por 32 votos a favor e 1 contra, cassou o mandato do prefeito Dr. Hélio.

Desespero e mentiras

Acuado pelas novas denúncias e pelo pedido de cassação apresentado pelo Comitê de Luta Contra a Corrupção em Taboão da Serra, Evilásio parte para o desespero, primeiro acusando a juíza e a polícia civil do município de o perseguirem. Depois, no dia 17/08, em reunião na Comissão de Direitos Humanos da ALESP, arma um grande circo onde afirma estar sendo vítima de uma das maiores injustiças da história do Brasil e que em Taboão há um claro ataque a democracia. É interesse destacar que esse é o mesmo Evilásio que meses atrás elogiava os trabalhos da promotoria, da juíza e da seccional. Hoje, como investigado, se faz de vítima.

É de se estranhar que Evilásio se atreva em falar em democracia, pois sua gestão é marcada pela utilização da guarda metropolitana contra os movimentos sociais, pelos interditos proibitórios, pela ingerência direta na formação do sindicato do funcionalismo e pelas práticas de autoritarismo e assédio moral nas repartições públicas.

Evilásio denuncia forças obscuras que querem derrubar seu governo cidadão e acusa seu antecessor de estar por trás disso. É bom lembrar que Evilásio Farias foi eleito após oito anos de governo Fernando Fernandes – PSDB, onde a população depositou grande expectativa de mudança em seu governo. No entanto, Evilásio reproduziu as mesmas práticas de seu antecessor, se não fez pior, frustrando e indignando a todos.

Esse é o governo que arrochou o salário do funcionalismo e não cumpriu os acordos com os trabalhadores, que privatiza a saúde pública, que terceiriza creches. Não é um governo que seja digno de representar os trabalhadores, jovens e a população de Taboão.

Ainda na audiência ocorrida na ALESP, o vereador Valdevan Noventa, disse que os mais de 1000 manifestantes que compareceram a Câmara na última seção, receberam 50 reais para estar ali.

Repudiamos veementemente essas afirmações, pois o Comitê já fez vários atos desde o mês de maio: dia 31/05 na Câmara; 21 de junho na prefeitura; 28 de junho na câmara e no último dia 16 de agosto, quando percorremos as ruas da cidade, passando pela prefeitura e terminando o ato na câmara onde entramos com representação pedindo a cassação do prefeito.

A acusação de Valdevan Noventa, apenas comprova que a palavra verdade, para este vereador, tem vários significados e que mesma é utilizada quando convém a seus próprios interesses.

Reafirmamos a independência do Comitê que é composto por professores, trabalhadores, estudantes, movimento sociais, além da APEOESP, MTST, Comissão Independentes das Professoras ADIs, PSOL, PSTU e Ação Popular.

Reafirmamos também nossa luta pela cassação do prefeito; cassação e prisão dos vereadores envolvidos nos crimes; revogação do aumento do IPTU; devolução de todo dinheiro roubado dos cofres públicos.

Taboão da Serra, 23 de agosto de 2011

Comitê de Luta Contra a Corrupção em Taboão da Serra
www.lutataboao.blogspot.com

Fonte: Portal Taboanense

Artigos Relacionados:

Publicado na categoria: Notícias | Com a tag , , , , , , , | Faça seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Efetue a operação abaixo: *