Desinteresse é visto como culpa da corrupção por jovens candidatos

Elvson Teixeira de Melo, de 20 anos, e Antônio Pinheiro Neto, de 21, seriam jovens normais de regiões diferentes do País, não fosse pela participação de ambos no cenário político nacional.

Candidato a prefeito mais jovem a concorrer nas eleições deste ano segundo informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Elvson disputa, pelo PSDB, a principal cadeira do município de Traipu, em Alagoas. Já Pinheiro Neto, ou Pinheirinho, está em campanha pelo PP à Prefeitura de Ibiritê, em Minas Gerais.

Ambos foram criados em ambientes políticos. Elvson é sobrinho de políticos locais; Pinheirinho é filho do deputado federal Antônio Pinheiro (PP-MG) e sobrinho do presidente da Assembleia Legislativa mineira, Dinis Antônio Pinheiro (PSDB).

Escândalos políticos desmotivam participação do jovem nas eleições

Estudante de direito, Pinheirinho percebe o jovem desanimado com política. Mas acredita que sua juventude pode ser a afinidade que faltava com os mais novos para trazê-los para vida do município.

– Os jovens estão bem desacreditados da política, mas pelo fato de ser jovem, tenho um contato mais próximo com eles. Percebo que estão preocupados com o primeiro emprego, com a capacitação pra que possam entrar no mercado de trabalho.

Inexperiente na administração pública e iniciando a vida adulta – Elvson ainda não está na faculdade -, percebe que os escândalos afugentam os jovens das urnas. Por isso acha positivo o voto obrigatório.

– O jovem perde o estímulo até para votar, porque quando vê escândalos como esses [caso Cachoeira e Mensalão] – claro, a justiça está combatendo – o jovem tem o pensamento de não querer tirar o título. Graças a Deus a lei exige que maior de 18 anos tire o título.

Realidades diferentes

Com pouco mais de 25 mil habitantes, Traipu fica no agreste alagoano. Tem o terceiro pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) das cidades do País e segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2008, registrou PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 63,29 milhões. Em maio deste ano, teve a prefeita, Julliany Machado, afastada por 180 dias pelo Ministério Público Estadual, acusada de dar sequência a atos de improbidade administrativa praticados por seu sogro e antecessor, Marcos Santos.

Já Ibiritê, na região metropolitana de Belo Horizonte, tem quase 200 mil habitantes. De acordo com o IBGE de 2008, registrou PIB de R$ 989,76 milhões. O índice de analfabetismo, segundo Censo de 2000, estava abaixo da média nacional.

Apesar da juventude, Pinheirinho já traz no jeito de falar os maneirismos de um político experiente. Tem a fala estudada e números na ponta da língua, sobretudo quando fala em saúde, tema que, garante, será prioridade se for eleito.

– Hoje, a falta de investimentos por parte do governo federal na saúde tem nos afetado. O Brasil é hoje a sexta economia do mundo, [mas] tem 150 países que investem mais em saúde. A prefeitura de Ibirité investiu 29% [do orçamento] em saúde. Por lei, cada cidade precisa investir pelo menos 15%. Infelizmente, vivemos uma falta de médicos muito grande.

Elvson, porém, não tem a fala tão fluente nem tantos dados oficiais, mas sabe o que deve ser prioridade em sua gestão, se eleito.

– A segurança vai ser prioridade na minha gestão. A cidade é pacata, pequena, mas nesses últimos seis anos, foram 28 assassinatos. Um secretário da gestão passada foi assassinado friamente enquanto estacionava seu carro e até agora esses crimes não foram desvendados.

Traipu sofre com os problemas normais de uma cidade carente: há poucas vagas de emprego e não existem possibilidades de capacitação do jovem local. Atrair empresas e cursos profissionalizantes também estão na agenda política de Elvson.

– Hoje, o jovem de Traipu precisa de oportunidade de trabalho. Nenhum administrador veio para o município pensando em atrair empresas pra dar oportunidade aos jovens. O jovem precisa estar capacitado. Não há nenhum curso técnico na cidade. Não há treinamento [na cidade] para capacitar o jovem a desenvolver uma profissão.

Fonte: Notícias R7

Artigos Relacionados:

Publicado na categoria: Notícias | Com a tag , , , , , | Faça seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Efetue a operação abaixo: *