Em Brasília Hillary Clinton participará de cúpula contra corrupção

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, participará de uma cúpula da Sociedade de Governo Aberto que será realizada no mês de abril em Brasília, confirmaram fontes oficiais nesta quinta-feira. A sociedade é uma iniciativa multilateral lançada pelo Brasil e pelos Estados Unidos para combater a corrupção e favorecer a transparência.

“A secretária de Estado Hillary Clinton estará em Brasília no próximo mês para participar de uma cúpula que promove nossos valores compartilhados de abertura, prestação de contas e intolerância contra a corrupção”, anunciou o subsecretário de Estado dos EUA, William Burns, em uma conferência no Rio de Janeiro.

A reunião de cúpula da organização multilateral, que é presidida pelo Brasil e pelos Estados Unidos, será realizada nos dias 17 e 18 de abril em Brasília. A Sociedade de Governo Aberto (OGP, na sigla em inglês) foi lançada em setembro em Nova York durante a Assembleia Geral das Nações Unidas por Dilma Rousseff e Barack Obama, e está aberta a todos os Governos que queiram aderir voluntariamente.

“A Sociedade conta atualmente com 52 países, assim como representantes da sociedade civil”, afirmou Burns, que iniciou nesta quinta-feira no Rio de Janeiro uma visita de dois dias ao Brasil para preparar a visita que a presidente brasileira realizará no dia 9 de abril a Washington.

A colaboração entre Washington e Brasília em projetos para promover a transparência governamental e a participação dos cidadãos foi um dos principais temas abordados na visita que Obama fez ao Brasil em março do ano passado.

Segundo Burns, tanto a visita de Dilma a Washington como a de Hillary a Brasília servirão para transformar a associação entre os dois países em projetos de educação, ciência e tecnologia, cooperação energética, troca acadêmica e luta contra a corrupção.

O segundo na hierarquia da Secretaria de Estado também mencionou os encontros que as autoridades dos países terão na Cúpula das Américas em Cartagena (Colômbia), também em abril, e na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) em junho, no Rio de Janeiro.

Tais encontros “oferecem uma oportunidade extraordinária para capitalizar as convergências e os compromissos comuns para que juntos possamos promover prosperidade, resolver problemas globais e defender nossos valores compartilhados”, afirmou.

Segundo Burns, a atual associação entre as duas nações já deu frutos em oportunidades de negócios e de investimentos para empresas dos países; aumentou o número de estudantes de intercâmbio e gerou crescimento no fluxo de turistas.

Nesse sentido, ele citou as medidas anunciadas recentemente por Obama para facilitar a concessão de vistos de turismo a brasileiros.

“Em apenas quatro meses processamos mais de 365 mil vistos, 62% a mais que no mesmo período do ano passado, e São Paulo se transformou no consulado americano com mais movimento no mundo. A previsão é de que o número de brasileiros que viaja aos Estados Unidos aumente em 150%”, disse.

Fonte: Terra

Artigos Relacionados:

Publicado na categoria: Notícias | Com a tag , , , , , , | Faça seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Efetue a operação abaixo: *