Governo demite assessor suspeito de envolvimento em esquema de corrupção

Idaílson José Macedo atuaria como lobista de quadrilha que pagava propina a prefeitos.

A ministra da SRI (Secretaria de Relações Institucionais da Presidência), Ideli Salvatti, demitiu o assessor especial da pasta Idaílson José Vilas Boas Macedo.

A decisão foi tomada após o site do jornal O Estado de S.Paulo revelar que, segundo o inquérito da Operação Miqueias, da Polícia Federal, o assessor atuava como lobista da quadrilha acusada de pagar propina a prefeitos para direcionar investimentos de fundos de pensão municipais.

Na nota, a SRI anunciou que Idaílson “está exonerado de suas funções a partir da data de hoje”. A ministra determinou também a abertura de sindicância para apurar as acusações contra ele.

Idaílson é filiado ao PT de Goiás e foi nomeado assessor da SRI em março do ano passado. Segundo a PF, intermediava negociações entre prefeitos e um “pastinha”, como são chamados os aliciadores do esquema.

De acordo com o inquérito a que o jornal teve acesso, negociações teriam ocorrido dentro do Palácio do Planalto. Nas investigações, a polícia descobriu que a organização aliciava prefeitos e gestores de Regimes Próprios de Previdência Social para que eles aplicassem recursos das respectivas entidades previdenciárias em fundos de investimentos com papéis geridos pela quadrilha.

Os recursos eram aplicados em investimentos sem procedência e eram desviados para a conta dos envolvidos, incluindo prefeitos e gestores, segundo a polícia.

Leia abaixo a íntegra da nota:

Nota oficial

20 de Setembro de 2013

1. O assessor da subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, Idaílson José Vilas Boas Macedo, está exonerado de suas funções a partir da data de hoje, 20 de setembro de 2013. 2. A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais também determinou que seja aberta sindicância para apurar os fatos que envolvem Idaílson José Vilas Boas Macedo.

1. O assessor da subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, Idaílson José Vilas Boas Macedo, está exonerado de suas funções a partir da data de hoje, 20 de setembro de 2013.

2. A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais também determinou que seja aberta sindicância para apurar os fatos que envolvem Idaílson José Vilas Boas Macedo.

Fonte: R7

Artigos Relacionados:

Publicado na categoria: Notícias | Com a tag , , , , , | Faça seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Efetue a operação abaixo: *