Na China ex-ministro é expulso do Partido Comunista por corrupção

O Partido Comunista da China expulsou o ex-ministro das Ferrovias Liu Zhijun, acusado de corrupção, informou a imprensa estatal nesta segunda-feira. Liu foi nomeado para chefiar o Ministério das Ferrovias em 2003 e demitido em 2011 por causa de “sérias violações disciplinares”. Alvo de uma investigação judicial, ele pode ser condenado à morte.

ex-ministro da China

O ex-ministro é suspeito de ter recebido propinas e abusado do seu cargo para ajudar o presidente de uma firma de investimentos a obter um “enorme lucro ilegal”, segundo a agência estatal Xinhua.

“Ele é um degenerado”, disse a Xinhua. “Liu tem uma grande responsabilidade pelos sérios problemas de corrupção vistos no sistema ferroviário.”

A ampla rede ferroviária chinesa enfrenta nos últimos anos problemas como fraudes, desperdício e endividamento excessivo para a construção de novas linhas de trens-bala.

No ano passado, um acidente entre dois trens de alta velocidade deixou 40 mortos e provocou comoção nacional.

Neste mês, o governo anunciou a abertura do sistema ferroviário a investimentos privados numa escala inédita.

A expulsão de Liu acontece em meio ao escândalo envolvendo Bo Xilai, um proeminente líder político afastado pelo Partido Comunista.

Bo foi envolvido em um escândalo após o ex-vice-prefeito e ex-chefe de polícia da cidade Wang Lijun, seu aliado, ir durante a noite ao consulado americano em Chengdu, numa aparente tentativa de conseguir asilo político. Wang, que liderou uma operação contra o crime organizado que fez sua fama e a de Bo, foi substituído e é alvo de uma investigação policial por causa do incidente.

A mulher de Bo Xilai, Gu Kailai, é suspeita de ter assassinado o empresário britânico Neil Heywood.

Fonte: Último Segundo

Artigos Relacionados:

Publicado na categoria: Notícias | Com a tag , , , , , , , , | Faça seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Efetue a operação abaixo: *