Propaganda irregular domina Disque Denúncia Eleitoral em SP

Disque denuncia eleitoral
São Paulo – O Disque Denúncia Eleitoral (DDE) recebeu 65 denúncias entre os dias 5 de agosto, quando o serviço foi iniciado, e o dia 26 do mês passado. O número representa apenas 38% dos 172 atendimentos prestados, uma vez que a maioria das chamadas ainda tem como objetivo tirar dúvidas sobre o serviço.

Entre as 65 denúncias recebidas, 58 passaram na triagem inicial e foram encaminhadas para a Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo. Já para as outras sete o DDE aguarda provas mais concretas. A grande maioria das denúncias (71%) é referente à propaganda eleitoral irregular, na forma de placas, cavaletes e carros de som, enquanto algumas envolvem compras de votos.

As denúncias ainda se concentram nos Estados de São Paulo (57%) e Minas Gerais (17%), assim como ocorreu no pleito de 2012. Os outros Estados representam 26% das denúncias.

O DDE está em sua quinta edição e recebeu mais de 4 mil denúncias nas eleições municipais de 2012. A expectativa para este ano é de que 10 mil denúncias sejam feitas. O serviço, coordenado pelo Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), faz uma triagem inicial dos chamados – feitos de forma anônima – antes de encaminhá-los à Procuradoria e o cidadão pode acompanhar o processo com um número de protocolo.

O horário de atendimento do Disque Denúncia é de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 8h30 às 14h. Os telefones são 4003-0278 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 881 0278 para demais regiões.

Fonte: EM

Artigos Relacionados:

Publicado na categoria: Notícias | Com a tag , , , , , | Faça seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Efetue a operação abaixo: *