Questões Frequentes

O que é o Instituto Qualicidade?

O IQ é uma Organização Social de Interesse Público (OSCIP), criada para desenvolver e promover projetos que favoreçam o desenvolvimento sustentado e a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras.

Quem dirige o Instituto Qualicidade?

O Instituto Qualicidade é presidido pelo advogado Fernando Di Lascio e tem outras diretorias comandadas pelo engenheiro Ednei de Souza Domingos na Secretaria Executiva, pelo arquiteto e urbanista Fabio Vital na Diretoria de Projetos e Alessandro Vezzá na Diretoria de Comunicação.

Qual o objetivo do Instituto Qualicidade?

Desenvolver projetos por conta própria ou em parcerias com os poderes públicos e a iniciativa privada, voltados á promoção da qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentado das cidades.

O que é o Projeto Qualicidade?

O Projeto Qualicidade é o 1º Projeto efetivo patrocinado pelo Instituto Qualicidade com o objetivo de reunir entidades, organizações, instituições representativas da comunidade local e formadores de opinião, para promover uma “reforma política estrutural”, capaz de originar uma reorganização da sociedade municipal a partir da criação de Distritos Eleitorais, nos moldes das principais cidades da Europa, da Ásia e dos Estados Unidos.

O Instituto Qualicidade tem outros projetos?

Ainda na área de reorganização social o Instituto Qualicidade desenvolveu estudos para capacitação de entidades civis que atuam ou querem atuar na comunidade resultando no Projeto: Capacitação e Prática no 3º Setor.
Paralelamente à essas atividades o Instituto Qualicidade formou uma equipe liderada por professores e doutores em psicologia social, saúde pública e comunicação de risco, atuantes no universo acadêmico internacional e através de estudos e pesquisas de ambiência e percepção, desenvolve projetos para comunicação de riscos tecnológicos e geotécnicos.

O Projeto Qualicidade tem conotação de movimento Político?

Considerando que os maiores entraves ao desenvolvimento sustentado e à melhoria da qualidade de vida nas cidades estão diretamente relacionados à credibilidade das instituições públicas e à participação da sociedade na definição de projetos sociais e econômicos de médio e longo prazo, o Projeto Qualicidade é uma ação política social, mas não partidária, nem eleitoral.

Porque é importante que as entidades, instituições e associações conheçam as propostas do Projeto Qualicidade?

o Trata-se de oportunidade para fornecer aos seus integrantes importantes informações sobre o processo político municipal e sobre a reforma política desejável, objetivando um aumento do poder de influência do grupo nas decisões dos poderes públicos e no acompanhamento da aplicação do dinheiro arrecadado com impostos.

o Através do esclarecimento do que vem a ser um Distrito Eleitoral e do potencial que ele significa em termos de representatividade, demonstrar ao grupo a importância de ter um contato mais próximo com os seus representantes nas esferas municipal, estadual e federal, como meio de se promover o resgate da credibilidade nas instituições políticas.

o Conhecer a proposta para criação de Conselhos Distritais que tem como objetivo promover a inclusão política resultando numa maior participação cidadã, iniciando a aculturação do voto distrital sem a necessidade de alteração de texto constitucional ou legislações estaduais e federais.

« Voltar